Motivos para começar uma dieta mediterrânea imediatamente

Comments Off

A dieta mediterrânea é melhor que estatinas no combate às doenças cardíacas, diz estudo.

Doenças cardíacas são melhor tratadas com uma dieta mediterrânea do que os medicamentos para baixar o colesterol, um novo estudo afirmou.

Os especialistas concluíram que uma dieta rica em vegetais, nozes, peixes e óleos podem reduzir as chances de morte prematura em pacientes cardíacos em 37%.

O estudo acompanhou 1.200 pessoas que tinham um histórico de doença cardíaca e descobriu que aqueles que seguiram mais de perto uma dieta típica do Mediterrâneo eram menos propensos a morrer.

O Professor Giovanni de Gaetano, chefe do Departamento de Epidemiologia e Prevenção no Instituto Neuromed IRCCS na Itália, disse que a dieta teve um efeito poderoso e os médicos devem considerar combater a ingestão de certos alimentos antes de recorrer a drogas.

“A dieta mediterrânea é amplamente reconhecida como um dos hábitos alimentares mais saudáveis do mundo”, disse ele.

“Na verdade, muitos estudos científicos têm mostrado que um estilo de vida tradicional do mediterrâneo está associado a um menor risco de várias doenças crônicas e, mais importante, de morte por qualquer causa.”

“Assim, a pesquisa agora tem focado na população em geral, que é composta principalmente de pessoas saudáveis. O que acontece com as pessoas que já sofreram de doença cardiovascular?

“A dieta mediterrânea seria a melhor dieta para eles também?”

Acreditava-se anteriormente que os medicamentos para baixar o colesterol, como as estatinas, eram a melhor maneira de combater doenças cardíacas, mas eles só ajudam a reduzir problemas em cerca de 24% dos casos.

Os especialistas sugerem que o melhor é combinar os dois e consumir uma dieta mediterrânea juntamente com estatinas para combater doenças cardíacas.

Fonte: Independent